‘O bom gestor ouve o mercado’

Com mais de 40 anos de experiência no mercado editorial de Piracicaba, o publicitário Wilson Tietz, gerente comercial da Gazeta de Piracicaba, fala sobre liderança e gestão eficientes

Que postura uma empresa deve adotar em tempos de crise?

Ouvir o mercado é a primeira coisa a ser feita, pois ele aponta soluções para você e o seu negócio. Deve-se ainda repensar os processos adotados pela empresa, assim é possível corrigir muitos procedimentos. Rever esses procedimentos significa buscar mudanças que sejam viáveis e tragam mais economia. É preciso sair da zona de conforto, inovar e fazer as modificações necessárias. É preciso tirar o máximo de proveito, com o mínimo de recursos. Motivar a equipe e incentivar o seu engajamento são pontos fundamentais para enfrentar a crise. Ouvir a equipe é importante. A solução, muitas vezes, não está na cabeça do gestor. Ela pode ser identificada no cotidiano de quem está na rua e lida diretamente com o mercado. Por isso, mantenha os ouvidos sempre atentos.

Que mudanças mais significativas você vê no mercado de mídia local nos últimos anos?

Houve, no mercado, uma invasão muito forte de tecnologias que mudaram conceitos e hábitos. O ponto negativo dessa evolução é a dispersão do foco e objetivo da empresa. O fato de existir muitas formas de atingir o público-alvo pode pulverizar esforços e enfraquecer ações eficientes. O mercado acompanhou uma expansão muito rápida dos mais diversos tipos de mídia. Porém, a credibilidade e eficiência dessas novas ferramentas, muitas vezes, são discutíveis e questionadas. Acredito que a mídia de massa ainda faça diferença no mercado, pois ela é ótima para cercar o público-alvo, uma vez que as classes sociais foram modificadas. Houve uma mudança muito rápida e, com isso, dificuldade para mapeá-la. O que é A, B, C e outras? Tornou-se mais complicado focar. Neste aspecto, a mídia impressa sai ganhando, pois tem a confiança do público. Tanto que, o maior patrimônio da mídia impressa é a sua credibilidade. Isso faz com que ela continue forte e tenha vida longa.

Na sua opinião, quais são as principais qualidades de um bom gestor?

O bom gestor de empresa é um cara que consegue conciliar seus custos operacionais – obter o máximo de resultado com o mínimo de recursos. Deve estar antenado, pois a maioria das empresas quebra porque não sabe avaliar seus custos operacionais. Por isso, sempre devemos reavaliar nosso custo fixo (operacional). Só com uma boa gestão de custo operacional e buscando insistentemente melhoria na qualidade dos produtos ofertados é possível conseguir competitividade no mercado. Um bom gestor também ouve o mercado e sempre aprimora seus produtos.

Bruno Chamochumbi

Texto original publicado na Revista Tutti, Edição n° 19, Abril/Maio de 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *