Uma quarentena de Boas Ideias e Boas Notícias

O cenário que vivemos parece até de um filme. Vidas correndo risco, economia ameaçada, políticos desumanos e muito medo. Onde vamos parar ? Como passaremos por essa?

O volume de acontecimentos e notícias ruins só aumenta. A pressão para sermos criativos e tirarmos coisas boas disso tudo é enorme. Não acho que sejamos obrigados a qualquer coisa neste período de quarentena. Temos nosso tempo e cada um reage de uma forma. Nossa principal responsabilidade é ficarmos em casa e sermos corretos com o próximo, seguindo as recomendações mundiais.

Enquanto nos entendemos no meio de tudo isso, aparecem iniciativas realmente inspiradoras, que mostram uma luz no fim do túnel. Afinal, ser humano é vencer as adversidades e viver de forma brilhante, além do sobreviver.

Não só por estar neste processo de requalificar meu tempo, em casa, mas também por acreditar na minha missão profissional, vou selecionar aqui algumas notícias boas que recebo diariamente. São iniciativas e ideias que, colocadas em prática, ajudam muita gente a passar de forma mais leve por estes dias.

Encontrei também novas formas de trabalho que já fazem parte de um olhar adaptado, consciente e criativo sobre o futuro do trabalho.

ODONTOLOGIA POR VIDEOCONFERÊNCIA

A Elevel, startup focada em ortodontia digital por meio de tratamento com alinhadores transparentes, acaba de iniciar um procedimento de pré-diagnóstico ortodôntico inédito no país, a fim de colaborar para a prevenção à disseminação do Covid 19, protegendo seus pacientes, colaboradores e sociedade. Por meio dessa nova alternativa, os pacientes podem fazer sua primeira avaliação à distância, por vídeoconferência. O novo protocolo, que visa oferecer mais conforto e comodidade aos usuários, surge como uma forma de colaborar com a precaução à disseminação do coronavírus, eliminando a necessidade de deslocamento de dentistas e pacientes.

QUANDO TUDO PASSAR VAMOS COMEMORAR COM UNS BONS DRINKS

Os bares do Grupo Ideia High Line, Pracinha do Seu Justino, Seu Justino e Oh Freguês se uniram ao projeto Menu do Amanhã, plataforma de venda de vouchers antecipados idealizada pelo administrador emtendências gastronômicas Gabriel Gasparini e pela Suflex, empresa de tecnologia que oferece uma plataforma de gestão para restaurantes.
Os clientes podem adquirir seus vouchers especiais no site http://loja.gaspaindica.com.br/. Na compra de um voucher antecipado de R$ 100, o consumidor recebe R$ 150 para adquirir as delícias do menu dos bares do Grupo, assim que eles voltarem ao funcionamento normal. O valor pode ser revertido em qualquer drink ou prato dos cardápios, em até 12 meses após a data da compra, e os vouchers enviados por e-mail devem ser apresentados fisicamente no momento do consumo.
A iniciativa busca auxiliar o setor que emprega mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. O principal objetivo é minimizar os danos causados pela pandemia do Corona vírus na área da gastronomia, gerando faturamento para bares e restaurantes em um momento de zero fluxo nas casas que tiveram de ser fechadas, e equalizando e balanceando seus fluxos de caixa, além de ajudar a custear os gastos e manter o bom funcionamento dos estabelecimentos.
AULAS ONLINE DESENVOLVEM PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES

Em tempos de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus, muitas escolas estão adotando o sistema online de aprendizagem, que desenvolve o protagonismo do estudante. “Com a utilização das plataformas de aprendizagem, professores e estudantes são co-protagonistas no processo de ensinar e aprender, na busca pela construção do conhecimento e autonomia que o sistema requer, e, nesse percurso, o aluno desenvolve também habilidades socioemocionais”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser potencializado pelo uso de metodologias ativas, pois colocam o estudante para refletir sobre os problemas e possíveis soluções, e ajuda a desenvolver a competência para gerir momentos de conflito como o atual. Essas metodologias também desenvolvem a cooperação, o trabalho em equipe, a negociação, senso crítico, criatividade e autonomia, importantes para a formação integral dos estudantes.

“Precisamos desenvolver em nossos alunos a capacidade de resolver problemas, enfrentar situações, superar obstáculos e se manter emocionalmente fortes”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Champagnat, Teresa Cristina Citelli.

Mas o que são metodologias ativas? Com o objetivo de colocar o estudante como o principal sujeito no processo de aprendizagem, muitas são as estratégias propostas pelas metodologias ativas para incentivar o aluno a criar a e a construir o conhecimento de maneira participativa e cada vez mais autônoma. Algumas práticas utilizadas nesse tipo de metodologia são: aprendizagem por meio de projetos, baseada em problemas, estudos de casos e entre grupos ou times.

CINERAMA É O DELIVERY QUE LEVA O SERVIÇO PREMIUM DO CINEMA PARA DENTRO DE CASA

O momento é de se reinventar e reinventar os negócios. Essa é a força motriz do empresário Antônio Oliva e dos sócios do PHD Entretenimento, a frente de estabelecimentos como TETTO Rooftop, Antonella Maison, Dupplex e Aragon, que acabam de desenvolver a Cinerama, startup que leva o serviço de um cinema premium para dentro das residências.

Com as pessoas em casa em quarentena, e com a adoção de medidas que restringem a circulação, as empresas de delivery e serviços online estão sendo cada vez mais solicitadas. A iniciativa dos empresários tem intuito de incentivar a população a ficar em casa, mas sem esquecer da diversão, entretenimento e gastronomia qualificada. “A inovação está em nosso DNA. Vivemos de entretenimento e nosso objetivo é oferecer a experiência premium ao público em qualquer lugar”, destaca Antônio.

O carro chefe do Cinerama é a tradicional pipoca de cinema, preparada e customizada na hora e em diferentes sabores, acompanhamentos e tamanhos. O menu possui, ainda, opções de ‘finger foods’ e refrescos especiais para apreciar um bom filme em casa. Algumas delícias, como a famosa batata canoa com cheddar e bacon, a croqueta de Jamón Serrano e a sobremesa Banoffe, também são outras especialidades da marca. Pensando na alegria da criançada, o cardápio inclui combos como o Giramille, com brindes divertidos e saudáveis.

O serviço, que promove a campanha #emcasacomCinerama, tem parceria de entrega exclusiva com o Rappi. Diante das recomendações de isolamento social, o aplicativo criou uma modalidade de delivery sem contato, em que a comida é deixada na porta ou na portaria dos clientes.

CACAU SHOW DOA R$ 1 MILHÃO AO GOVERNO DO ESTADO DE SP
A Cacau Show, maior rede de chocolates finos do Brasil, se solidariza com todos os brasileiros e com as dificuldades – tanto de saúde como econômicas – pelas quais estamos passando. Por esse motivo, a empresa tomou a iniciativa de doar R﹩ 1 milhão para o Governo do Estado de São Paulo. Essa quantia será direcionada, principalmente, para a compra de respiradores para os hospitais mais necessitados.
“Temos consciência da dificuldade e a falta de amparo que alguns hospitais do Estado de SP estão passando e por isso, resolvemos ajudar essas pessoas em um período tão delicado” declara Alê Costa, presidente e fundador da empresa.
Para mais informações sobre como doar, basta acessar o hotsite do coronavírus(http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus). Em caso de dúvidas ou mais informações, o cidadão pode escrever para doacaodebens@sp.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *