Odontologia no DNA

Apaixonado pela profissão que abraçou e tendo o pai como espelho, o cirurgião-dentista Danilo Dressano fala sobre os desafios da sua carreira e do trabalho

Bruno Chamochumbi – Você e seu irmão seguiram os passos de seu pai na odontologia. Isso sempre foi claro para você ou chegou a cogitar outras profissões?

Danilo Dressano – Ao iniciar o ensino médio, eu tinha muitas dúvidas a respeito do que cursar.  Pensava em seguir tanto uma carreira na área de humanas quanto na área de biológicas. Passei a acompanhar meu pai no consultório e a observar sua retina. Comecei a me ver em sua posição e a imaginar meu futuro naquela profissão. Neste memento, me encantei pela odontologia e definitivamente decidi seguir essa carreira por toda a minha vida.  Ao iniciar a faculdade, fui apresentado a cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e a toda a capacidade que teria de auxiliar meus pacientes. Me apaixonei e construí meu caminho focado neste objetivo.

Além do domínio das técnicas, e da constante atualiza ao, quais são os maiores desafios para se manter no mercado em sua área?

Quando somos apaixonados pelo que fazemos, qualquer de­safio se torna um prazer. Quando estou diante de um problema, me sinto estimulado a buscar a resposta. Sento-me diante do meu computador e leio todas as informações que me ajudem a chegar a uma solução. Desta forma, me mantenho no mercado odontológico e nunca deixo de me apoiar na ética de minha profissão. Meu paciente, quando me consulta, confia em minha resposta, por isso me sinto na obrigação de oferecer a melhor solução e assim me sinto realizado em trabalhar.

Como se deu a escolha pela especializa ao em CTBMF? 0 que despertou seu interesse nessa área?

A cirurgia   e traumatologia buco-maxilo-facial (CTBMF) e a área da odontologia que trabalha com as estruturas do crânio e com seu correto funcionamento. Por isso, trata desde pequenas reabilitações bucais, por meio de implantes, quanto extensas reconstruções pós-traumas. Quando fui apresentado a CTBMF, ainda não conhecia todo o seu horizonte, me encantei quando percebi que seria capaz de trazer de volta aquilo que uma vez meu paciente possua e, por um acidente ou fatalidade, foi privado no passado. Meu interesse se concretizou quando passei a acompanhar a rotina de meus mestres no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Santa Casa de Piracicaba.

0 que a Dressano Odontologia lntegrada oferece aos seus pacientes?

A Dressano Odontologia integrada e uma clínica preocupada com a qualidade do tratamento oferecido aos nossos pacientes. O respeito é fundamental e a qualidade essencial. Cuidamos de toda a parte básica da odontologia, como profilaxia, clareamento e restaurações. Além disso, cada profissional possui sua área de especialização.

Como é trabalhar em família?  Cada um tem uma função específica na clínica?

Eu e meu irmão aprendemos com nossos pais, em casa, a sermos humildes e que o respeito e a base de qualquer relacionamento interpessoal. Quando crianças, observamos como nossos pais punham em prática esses ensinamentos em nossa clínica. Hoje, a escola se tornou nosso ambiente de trabalho, e esses alicerces guiam a nós quatro no atendimento e cuidados com nossos pacientes. Trabalhamos em um ambiente profissional, quando estamos em atendimento cada um cumpre com seu papel, porém, oferecemos a todos que entram em nossa clínica todo o carinho e respeito que temos em casa. Na Dressano Odontologia integrada, eu trabalho com toda a parte cirúrgica como exodontias, enxertos, implantes e biópsias. O doutor Jose Valdir Dressano é responsável pelos tratamentos ortod6nticos e pelo cuidado com a ortopedia funcional dos maxilares, que trata da prevenção e cuidados com as estruturas da articulação têmporo-mandibular (ATM). O doutor Diogo Dressano trabalha com reabilitações estéticas e funcionais, baseado em planejamento virtual, o que possibilita ao paciente acompanhar seu tratamento desde o planejamento até a conclusão do case.

– Bruno Chamochumbi

Publicado na Revista Tutti, Edição n° 29, Agosto de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *