Muito a Empreender

BRUNO CHAMOCHUMBI ENTREVISTA GIOVANNA BACCARIN *

A jornalista Giovanna Baccarin é autora do livro Empreenda com Menos, lançado em 2017Especializada em Gestão Estratégica de Negócios pela USP e com passagem por grandes instituições como a IBM e o SEBRAE ela é filha, neta e bisneta de empreendedores, e de toda sua vivência profissional e paixão pela pesquisa tirou os melhores aprendizados e os sintetizou para transmiti-los de forma simples e direta, facilitando o acesso ao que existe de melhor no mundo dos negócios. Confira nosso bate-papo.

Bruno Chamochumbi – Você lançou seu primeiro livro. Quais os desafios de empreender no mercado editorial brasileiro?

Giovanna Baccarin – O mercado editorial brasileiro está um pouco retraído como toda a economia, mas o interesse pela literatura de negócios ainda parece ser bastante grande. Isso porque justamente os problemas econômicos acendem no brasileiro a faísca empreendedora. É um jeito de lidar com o desemprego ou de complementar a renda. É por isso que agradeço a minha editora AltaBooks por lançar um livro como esse, que vem justamente para ajudar esse micro e pequeno empreendedor a começar pequeno e aumentar suas chances de sucesso.

Quais suas dicas para quem quer empreender neste momento em que a economia está retraída e os negócios encontrando novos formatos?

Acredito que, justamente neste momento em que a economia está retraída e os negócios encontrando novos formatos, fica ainda mais presente as inúmeras incertezas que existem ao começar um novo negócio. O empreendedor não sabe se sua ideia é a melhor, não sabe como aquele mercado específico irá responder ao novo negócio e mais ainda, se ele mesmo tem as características e habilidades necessárias para dar conta da nova empreitada. Nesse sentido é que insisto sempre, em começar com o mínimo viável e testar na prática todos os nossos ‘achismos’, todas as hipóteses e crenças que temos na cabeça. Só assim podemos minimizar os riscos, o investimento e as incertezas.

Você tem grande sucesso com seu conteúdo nas redes sociais. Como a relação diária com seus seguidores e parceiros te ajudou na formulação do conteúdo do livro?

Essa relação ajudou muito. Inclusive, enquanto escrevia o livro, criei um grupo especial por email no qual discutia com os leitores interessados o processo de produção. Várias características valiosas do livro surgiram da colaboração com essas pessoas. Eles foram fundamentais em levar o livro mais perto da real necessidade das pessoas.

Apesar de ser destinado a um público específico de pequenos e micro empreendedores, outros poderão se beneficiar de seu conteúdo?

Apesar do livro ser voltado para micro e pequenos empreendedores, eu ouço repetidamente das pessoas que esse método é muito mais do que isso, ele é na verdade um ‘mindset’, ou seja, uma forma de enxergar o desenvolvimento de novas coisas em geral. Esse tipo de pensamento e esse método servem para começarmos novos projetos, para desenvolvermos novas ideias seja em uma empresa ou mesmo em nossa vida pessoal, sempre focando em menos riscos e incertezas.

Ser empreendedor é……

Alguém com as rédeas nas mãos, dono de suas próprias escolhas e responsável pelos desdobramentos que elas trazem. E hoje em dia em nosso país, é ser corajoso e desbravador.

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