Movida a desafios

BRUNO CHAMOCHUMBI ENTREVISTA LUCIMARA NOLASCO

A personal trainner Lucimara Nolasco chega ao melhor ponto de sua carreira. Formada pela Unimep e pós graduada em marketing e administração esportiva, Lu atua há 12 anos. Com agenda cheia de trabalho, rodeada de amigos e colhendo excelentes resultados, ela lançou em 2017 o Desafio dos 75 dias. A profissional ajuda seus alunos a alcançarem objetivos por meio do esporte, principalmente com técnicas de musculação e funcional. Compartilho com você um pouco de nossa conversa sobre o vasto universo fitness.

Muitas pessoas têm uma vida sedentária. Qual o primeiro passo para mudar este cenário ?

O primeiro passo para sair da vida sedentária é mudar seus hábitos, mudar suas rotinas, realmente querer ter um novo estilo de vida. E então, pensar numa modalidade que você goste, pensar no que fazer, nos objetivos que quer alcançar.  Se é estética, emagrecimento ou outro. Eu sempre digo que a mudança começa dentro da gente. Se você vai para o trabalho e volta para a casa, no caminho pode colocar uma academia, uma corrida, uma caminhada. Alguma coisa que fazemos no dia-a-dia tem que ter atividade física. Eu sempre recomendo que a academia esteja perto da casa ou trabalho. Porque não adianta estarmos na melhor academia e ela ser longe. Outra dica importante é deixar sempre uma malinha de academia no carro, porque às vezes chegar em casa para sair depois dá preguiça. Então, para introduzir essa rotina, se sobrar uma horinha, qualquer hora é hora para exercícios.

Cada vez mais, os padroes físicos e estéticos perdem força diante da grande busca de todos pela saúde. Como você trabalha os diferentes tipos fisicos e objetivos de seus alunos, entendendo que cada um é um? 

Cada um tem o corpo que tem, o peso que quer.

As pessoas perguntam: qual peso devo ter? Eu sempre respondo que que ela deve ter o peso e o corpo que ela quer. Não é o que o personal quer, o que o instagram mostra, não é a foto do facebook. A gente tem que trabalhar as pessoas dentro de suas possibilidades, limitações e principalmente, dentro de seus objetivos. Cada aluno é um, com um trabalho individualizado. Os treinos são elaborados em cima dessa avaliação inicial que a gente faz e dá continuidade. É a individualidade biológica de cada um.

Quais as vantagens de praticar exercicios regularmente?

São inúmeros benefícios psicológicos e estéticos. Eu acredito que os psicológicos são até maiores, porque o corpo muda, o corpo é relativo, ele muda.

E no psicológico temos melhoria da auto-estima, da irritabilidade, da TPM, das crises de enxaqueca. O sono melhora. Tem uma pesquisa que diz que as pessoas que fazem atividade física ganham mais.

Quem treina acaba tendo mais disciplina, cuidando dos horários, da alimentação, da roupa. Isso impacta também no trabalho.

Quais as mudanças mais expressivas que você consegue enxergar no fisico e no emocional de seus alunos?

Claro que depende do aluno, de sua alimentação e freqüência nos exercícios. Mas em um mês já conseguimos enxergar mudanças no corpo. A principal mudança emocional é no humor, na forma de enxergar as coisas. Quem treina, libera outros hormônios, vive melhor.

Como você enxerga o mercado fitness? Quais são os produtos e servicos mais novos e interessantes hoje?

O mercado está crescendo muito. A cada dia tem novas modalidade. Precisamos ter cautela, pois sempre saem coisas novas. Mas não devemos esquecer de fazer o que gostamos.

O serviço de personal cresce muito também. Temos vários tipos de academia: as tradicionais, as boutique, as low coast. Cada uma com seu conceito para um publico determinado. E mais gente tem acesso a tudo isso.

E o Desafio dos 75 dias?

 O Desafio está acontecendo primeiro para mim. A ideia é que as pessoas criem um novo hábito. Veio como uma forma e ficarmos 75 dias empenhados. Quem realmente se dedica pode enxergar um resultado fantástico. Eu sempre digo aos alunos que quando estão comigo, é o mais tranquilo. Longe das aulas é que o negócio pega: alimentação e manutenção. Acabou em 16 de dezembro e certamente muitos alunos ficaram felizes com o resultado. Logo tem mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *